A Union Distillery Maltwhisky do Brasil Ltda é uma empresa especializada na produção de malt whisky.
A Union Distillery foi fundada em 1948 com a denominação de União Montanhesa de Indústrias e foi pioneira na produção de bebidas (vinhos e derivados) no município de Veranópolis, estado do Rio Grande do Sul.
A partir de 1972, com a mudança de cotistas, o foco do negócio passou a ser a produção de malt whisky e bebidas engarrafadas. A atual razão social foi adotada no ano de 1974.
No final da década de 80, a empresa passou a comercializar somente bases a granel para bebidas e especializou-se na produção do principal produto: malt whisky. Ao longo dos anos, a empresa, sempre atenta à evolução, buscou assessorias técnicas para a transferência de conhecimento sobre a produção de malt whisky e atualização tecnológica.
Em meados de 2015, a Union Distillery colocou em operação uma nova destilaria na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O processo de produção é certificado pela norma ISO 22000 - segurança de alimentos.
Em 2023, a empresa também obteve a certificação Kosher para os produtos fornecidos para as indústrias engarrafadoras - Destilado Alcoólico Simples de Malte e Malt Whisky.
Nosso Negócio: “Produzir malt whisky e whisky de autor.”
Nossa Missão: “Desenvolver, produzir, e comercializar malt whisky, propiciando conhecimento por meio de experiências únicas no consumo do whisky.”
Nossa Visão até 2030: "Ser reconhecida no mercado, por meio dos produtos autorais, desenvolvidos de forma inovadora e sustentável."
Política integrada da qualidade e segurança de alimentos:
“A qualidade da Union Distillery é praticada no dia a dia, com equipe eficaz, tecnologia adequada e melhoria contínua; trabalhando em parceria com fornecedores e em harmonia com a sociedade e meio ambiente; buscando resultados de acordo com nossas diretrizes organizacionais e nossos objetivos estratégicos. Este conjunto de ações nos permite satisfazer as necessidades de nossos clientes com produtos e serviços elaborados dentro dos requisitos legais e os padrões exigidos pela Segurança de Alimentos”
Produtos
A produção do destilado ocorre através do processamento de um único cereal: a cevada malteada, a partir de variedades selecionadas, turfadas ou não, nacionais e importadas. Além da cevada malteada, outros dois ingredientes muito importantes são necessários para a sua produção: a água e levedura. Após envelhecimento em barris de carvalho americano ex-bourbon, pelo mínimo de 2 anos, o produto passa a ser denominado malt whisky e pode ser utilizado para a produção de whiskies.
Destilado alcoólico simples de malte
O destilado novo (spirit/new make), é indicado para a elaboração de bebidas alcoólicas mistas.
Malt whisky
O envelhecimento em barris de carvalho incorpora ao destilado alcoólico simples de malte compostos extraídos da madeira, conferindo um caráter tradicional à bebida, acentuando as características de cor, aromas e sabores, aumentando a sua complexidade e tornando-o ideal para a elaboração de whiskies puro malte e de blended whisky.
Malt whisky turfado
O malt whisky proveniente da destilação da cevada malteada, turfada, é utilizado para adicionar sabores e aromas defumados à bebida (notas turfosas e defumadas - alcatrão, brasa, iodado, sal).
(A turfa é uma espécie de carvão vegetal que é utilizada para a secagem da cevada durante o processo de malteação e cuja fumaça transfere para o grão sabores e aromas característicos).
Conheça o nosso processo
A destilação do malt whisky segue processos tradicionais, aliando inovação e tecnologia. Com o conhecimento acumulado pelos anos de experiência, processos padronizados e certificados, a Union Distillery garante controle, qualidade e credibilidade. No processo de produção são utilizados destiladores de cobre, denominados pot stills.
MOAGEM
A cevada malteada é triturada num moinho para facilitar a extração do amido.
Os rolos moem os grãos para obter uma determinada consistência de casca, meio e farinha (grist).
SACARIFICAÇÃO
O grão moído (grist) é transferido para um tanque de inox (mash tun) onde ocorre o processo denominado de “sacarificação”. Neste processo ocorrem diversas passagens de água quente com tempo e temperatura controladas para produzir o mosto (wort). Ao mesmo tempo, as enzimas presentes no mosto são ativadas e transformam o amido em maltose (açúcar) que será fermentado. Ao final do processo, a cevada processada é retirada e destinada para ração animal.
FERMENTAÇÃO
O mosto, com temperatura estabilizada, é depositado em tanques onde ocorre a fermentação. São adicionadas as leveduras/fermentos naturais que agem transformando a maltose em álcool. Este líquido (wash), após fermentado, é enviado à destilação.
DESTILAÇÃO
A destilação é o processo que extrai o álcool do mosto fermentado, através de aquecimento e de condensação. É um processo feito em alambiques de cobre (pot still) de forma descontínua (duas etapas):
- Primeira destilação: o mosto fermentado é destilado obtendo um teor alcoólico baixo (low wine) que será utilizado na segunda destilação;
- Segunda destilação: o líquido proveniente da primeira destilação é destilado novamente e separado em cabeça, corpo e cauda. O corpo da destilação é o produto propriamente dito (spirit/new make) e que será embarrilado para tornar-se malt whisky.
ENVELHECIMENTO
O processo de envelhecimento é realizado em barris de carvalho com capacidade de 200 litros cada. Os principais fatores que influenciam no processo de envelhecimento são:
- tipo de madeira;
- condições de armazenagem;
- clima da região - temperatura e umidade;
- tempo de envelhecimento.
Este conjunto de fatores confere características organolépticas próprias ao malt whisky, como: cor, sabor e aromas.
REPRESENTAÇÃO DO PROCESSO
GALERIA
Entre em contato conosco!
Localização: